quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PT 32 ANOS! O BRASIL MUDOU, HUMAITÁ PRECISA MUDAR.

 
HISTÓRICO
O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro, fundado em 1980, se tornando um dos maiores movimentos de esquerda da América do Sul. Desde dezembro de 2009 é considerado como o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro. Seu símbolo é uma estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro, o 13 é seu código eleitoral.

 FUNDAÇÃO
O partido foi fundado com um viés democrático, no dia 10 de fevereiro de 1980, com a Ditadura Militar chegando ao seu final. Composto por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados á Teologia da Libertação, o PT é fruto da aproximação dos movimentos sindicais com antigos setores da esquerda brasileira. O PT surgiu, rejeitando tanto as tradicionais lideranças do sindicalismo oficial, como também procurando colocar em prática uma nova forma de socialismo democrático. Foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982. A ficha de filiação número um foi assinada por Apolonio de Carvalho, seguido pelo crítico de arte Mário Pedrosa, pelo crítico literário Antonio Candido e pelo historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda. 

HUMAITÁ-AM
Em Humaitá os primeiros filiados foram professores, agricultores e lideres comunitário, tendo participado de vários pleitos eleitorais de Prefeitos e Vereadores. Elegendo os vereadores: Moises Cesário, Frank Botelho e Renato Gonçalves. Em 2008 o Humaitá 139 anos,  PT lança a primeira mulher candidata a prefeita, ficando em 4º lugar. Em 2010 o PT Humaitá lança pela primeira um candidatura a Deputado Federal  a companheira Altanira Ulchoa, ficando como suplente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário